CAPÍTULO l DA CONDIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
ART. 1 Estarão aptos a participar do TMB Estadual Campeonato Paraense Individual, duplas de clubes e Equipes de Clubes todos aqueles que estritamente cumprirem o que determina o Regulamento Geral de Competições da FTMPA, e o que mais estabelecer este próprio regulamento.
CAPÍTULO II DOCAMPEONATO PARAENSE INDIVIDUAL
ART. 2 O TMB ESTADUAL CAMEPONATO PARAENSE 2024 será disputado nas modalidades de RANKING (por faixa etária)e RATING / DIVISÕES (por nível técnico).
1º As categorias de RANKING serão disputadas em torneios distintos e cumulativos em pontos, num mínimo de 01 (um) torneios para a homologação do resultado geral final de uma categoria, e um mínimo de 05 (Cinco) atletas inscritos no por categoria.
2º O sistema de disputa de um torneio será dado pela quantidade de inscritos que houver para ele, basicamente sendo:
a) Até 05 (Cinco) inscritos: todos jogam entre si.
b) A partir de 06 (seis) inscritos: 1ª fase em grupos, num mínimo de 02 (dois) e máximo de 04 (quatro)participantes por grupo, e 2ª fase em eliminatória simples.
c) A classificação final de um grupo ou torneio será em conformidade com o Regulamento Geral de Competições da FTMPA, bem como a ordem dos jogos.
d) Os empates ocorridos num ou noutro sistema, também serão resolvidos pelo Regulamento Geral, bem como as decorrentes classificações.
3º Para as categorias de Ranking, observar-se-á o seguinte:
a) Serão disputadas no mínimo de 01 (um) e no máximo de 05 (cinco) torneios, sendo a classificação geral final do campeonato estadual dada pelo maior número de pontos acumulado.
por seus participantes, considerando-se como campeão paraense aquele que ao final deles obtiver a maior pontuação, e assim sucessivamente para as demais posições.
b) Os empates ocorridos na classificação geral (pontuação) até o penúltimo torneio, em quaisquer posições, serão decididos a favor daqueles que melhor se classificarem ao final de cada um deles, situação que também valerá para atletas originários das mesmas categorias de Rating no início de cada torneio.
c) Os empates ocorridos na classificação geral final, após o último torneio, serão decididos pelo desempenho dos envolvidos ao longo de todo o campeonato, melhor se classificando aquele que obtiver o maior nº de 1º lugares em todos os torneios. A persistir o empate, será observado o maior nº de 2º lugares e assim sucessivamente para as demais posições até que se decida a classificação. Ainda assim não desempatando, e somente entre dois atletas, será observado, primeiramente, o confronto direto, depois o maior saldo de sets, o maior saldo de pontos, finalizando com o sorteio.
d) Na composição das chaves e/ou grupos na competição de Ranking, observar-se-á a colocação dos(as) atletas, conforme a seguir:
I - Primeiro Evento do ano: será utilizada a pontuação do Rating para confecção dos grupos;
II - Demais Eventos do ano: serão utilizadas as pontuações do Ranking Nacional. Em caso de empate, a pontuação do Rating Nacional será utilizada como critério de desempate. Nos casos dos(as) atletas que não possuem pontuação no Ranking Nacional, a pontuação do Rating Nacional será utilizada para fazer esta alocação.
Parágrafo único - Exclusivamente para a categoria Absoluto A, será utilizada apenas a pontuação do Rating Nacional para a composição das chaves e/ou grupos na competição de Ranking.
a) Pontuação por Torneio: para cada colocação obtida, sem computar os pontos prós e/ou os subtraídos - conferir tabela de pontos prós (+) e pontos off (-) ao final deste -, o atleta somará à pontuação geral das categorias de Ranking, os seguintes valores:
3º - A tabela de pesos, para fins de cálculo do Rating, segue as regras estabelecidas pela CBTM, conforme o Manual do Tênis de Mesa, devendo as competições terem registro no sistema CBTM-Web.
CAPÍTULO III DOCAMPEONATO PARAENSE DE EQUIPES
ART. 3 Definição conforme o Regulamento Geral de Competições
da FTMPA.
1º O sistema de disputa para todas as categorias do RANKING e de DIVISÕES será o MARCEL CORBILLON: A x X,B x Y, Duplas, A x Y e B x X.
2º São condições indispensáveis para que haja uma disputa ou participação de uma equipe (mais informações no Regulamento Geral):
1) Inscrição mínima de 02 (dois) equipes, desde que estes sejam de clubes diferentes para a realização de um torneio.
2) Os Rating A ao O respectivamente terão que ser compostas por pelo menos um atleta dos respectivos ratings que disputaram o campeonato individual de 2024;
3) Cada atleta, desde que confirmado por Nota Oficial e Circular da Competição tal possibilidade em função dadisponibilidade de calendário, terá o direito de disputar até duas categorias de RANKING e Uma de RATING, excetuando-se aqueles das categorias Absoluto A e Rating A*;
4) Um atleta das categorias Sub 9 a Sub 21 terá o direito de compor qualquer outra categoria acima da sua em idade, até a categoria Absoluto.
5) Um atleta da categoria V6 ao Sênior pode completar qualquer outra categoria que seja anterior a sua em faixa etária, até a categoria Absoluto.
3º Será permitida a participação de até Três equipes por clube, por categoria. Uma equipe será chamada de A , outra de B e outra de C.
4º Para número de equipes inscritas até 03, o sistema será o de Rodízio (todos contra todos), em partidas em melhor de 5 sets.
5º Para número de equipes inscritas de 04 em diante, o sistema será o de eliminatória simples.
6º As fases serão disputadas conforme o disposto no Regulamento Geral de Competições.
7º CRITÉRIOS DE DESEMPATES: idem.
8º A participação de cada atleta, em relação ao montante de inscrições e valores pagos via boleto bancário, dar-se-á conforme nota oficial a respeito das Taxas 2024.
CAPÍTULO IV DO CAMPEONATO PARAENSE DE DUPLAS
ART. 4 - Definição conforme o Regulamento Geral de Competições da FTMPA.
1º O sistema de disputa para todas as categorias do RANKING e de Rating será o de eliminatória simples.
2º São condições indispensáveis para que haja uma disputa ou participação de uma dupla (mais informações no Regulamento Geral):
a) Inscrição mínima de 02 (dois) duplas, desde que estes sejam de clubes diferentes para a realização de um torneio.
b) Cada atleta, desde que confirmado por Nota Oficial e Circular da Competição tal possibilidade em função dadisponibilidade de calendário, terá o direito de disputar até duas categorias de RANKING e uma de RATING.
c) Um atleta das categorias Sub 9 a Sub 21 terá o direito de compor qualquer outra categoria acima da sua em idade, até a categoria Absoluto. d) Um atleta da categoria V6 ao Sênior pode completar qualquer outra categoria que seja anterior a sua em faixa etária, até a categoria Absoluto.
3º Será livre a quantidade de duplas por clube, por categoria. Uma dupla será chamada de A outra de B e outra de C e assim sucessivamente.
4º Para número de duplas inscritas até 03, o sistema será o de Rodízio (todos contra todos), em partidas em melhor de 5 sets, e a ordem dos jogos observará:
a) Quando duas duplas forem do mesmo clube: jogo 1: duplas A x dupla B / jogo 2: dupla 3 x Perdedor do jogo 1 / jogo 3: dupla 3 x Vencedor do jogo 1
b) Quando as três duplas forem de clubes diferentes será feito sorteio para os confrontos de Rodízio.
5º A participação de cada dupla, em relação ao montante de inscrições e valores pagos via boleto bancário, dar-se-á conforme o NOTA OFICIAL 2024 SOBRE AS TAXAS.
CAPÍTULO V DOTROFÉU EFICIÊNCIA
ART. 5 - O Troféu Eficiência será entregue ao final de Cada etapa , sagrando-se campeão por etapa o clube que obtiver a maior pontuação de acordo com as colocações dos seus respectivos atletas no evento , conforme a pontuação do Regulamento Geral da cbtm , através do sistema CBTM WEB.
CAPÍTULO V DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
ART. 6 Os procedimentos disciplinares serão em conformidade ao que reza o Regulamento Geral de Competições da FTMPA e da CBTM.
ART. 7 Os casos omissos a este Regulamento e ao Regulamento Geral de Competições da FTMPA serão decididos por sua Diretoria.
ART. 8 Este Regulamento passa a vigorar a partir de sua publicação no site Oficial da FTMPA, revogando-se todos os anteriores.
Belém, ........ de .......de 2024 / João de Sousa Oliveira Junior / Diretor Técnico da FTMPA